Victor de Brito (PhD Student @ Western Michigan University - Estados Unidos)

Texto por: @Raffaella Queiroz e @Rafael Dai Pra

 

Hoje, temos o Victor, aluno de doutorado em biologia da Western Michigan University (Estados Unidos), contando um pouco sobre a carreira acadêmica e sua experiência no exterior. Victor é graduado em biologia (UNIRIO) e mestre em zoologia pelo Museu Nacional (UFRJ), e seu foco é na evolução e ecologia de peixes. Nesse vídeo, ele fala sobre o dilema de ingressar na academia, da importância de estágios, conferências e experiências no setor privado, e conta um pouco da sua área e seus objetivos de pesquisa.

 

A trajetória do Victor se deu em instituições diversas, - de Brasil a dois países da América do Norte - e essa flexibilidade abriu várias portas. Victor fala do valor de sua experiência temporária de graduação no Canadá, do networking duradouro que pode criar, das percepções que teve durante o mestrado e doutorado no Brasil, da riqueza de viver o contraste entre indústria e academia, e por fim, seu passo mais recente: a vivência de estudante de doutorado e experiëncia como teaching assistant nos Estados Unidos.

 

Pra quem tem dúvidas sobre seguir carreira acadêmica, Victor dá algumas dicas:

(1) Fazer um estágio em iniciação científica.

(2) Participar de conferências e interagir com os profissionais e especialistas da sua área.

(3) Investir em networking com outros pesquisadores.

(4) Experimentar o setor privado e sentir o contraste entre indústria e academia.

 

No seu projeto de doutorado, no Bloom Lab, Victor investiga a influência de transição entre o ambiente de água doce e salgada e como isso afeta a evolução de grupos de peixes. Além disso, avalia também o papel que outras comunidades de peixes exercem sobre esses grupos. Caso você queira saber mais sobre as linhas de pesquisa do Victor, acesse os links abaixo:

Bloom Lab @ Western Michigan UniversityLinkedInTwitteremail

Other news