Anna Queiroz - Pós-doc @ Stanford University, Estados Unidos

Texto por @Raffaella Queiroz e @Rafael Dai Pra

Video gravado em @Maio, 2021

 

Hoje temos a Anna, psicóloga e pós-doc no Lemann Center e no Virtual Human Interaction Lab, ambos na Stanford University, Estados Unidos. A Anna conta sobre os estudos que fez durante seu doutorado em psicologia cognitiva, cujo foco foi no uso de tecnologias na educação. A Ana explorou, especificamente, como tecnologias imersivas (como realidade virtual) impactam na educação.

 

Em seus experimentos, alunas da 6ª a 8ª série foram expostas a um vídeo de conteúdo idêntico, e divididas em dois grupos:

(i) um que assistiu ao vídeo no computador,

(ii) um que usou um óculos de realidade virtual, capazes de explorar o vídeo em 360º.

 

Observou-se, através de questionários que visavam medir o aprendizado, que alunas que usaram óculos de realidade virtual tiveram uma variação positiva no sentimento de auto-eficácia (sentimento de que se é capaz de aprender), enquanto as que usaram computadores apresentaram variações negativas. Esse estudo demonstra como tecnologias podem impactar positivamente na auto-eficácia, ao menos no curto-prazo, além de um impacto positivo no aprendizado conceitual no segundo experimento. Ainda que a investigação sobre os efeitos da realidade virtual na educação sejam um interesse antigo, o estudo da Anna é extremamente atual.

 

O desenvolvimento de tecnologias dessa natureza está crescendo como nunca.
Como isso pode ajudar (ou atrapalhar) na capacidade humana de aprender?

 

Se quiser saber mais detalhes ou tiver alguma dúvida, acesse:

Virtual Human Interaction Lab @ Stanford ● LinkedIn ● email

Other news