Bruno Guidio, PhD (Pós-doc @ Central Michigan University, Estados Unidos)

Texto por @Natasha Heinz e @Rafael Dai Pra

Recentemente, inauguramos um novo modelo no BRASA Publica, o BRASA Publica #Entrevista. Nesse formato, entrevistamos professores, pós-docs e grad students brasileiros que estão no exterior para discutir sobre sua trajetória, pesquisa e futuro. Na segunda edição do BRASA Publica #Entrevista, tivemos a presença de Bruno Guidio. Bruno é engenheiro civil e pós-doc no Solids, Waves, Intelligence, and Mechanics (SWIM) Laboratory na Central Michigan University, nos Estados Unidos.

Natural de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, Bruno foi aos Estados Unidos pela primeira vez através do programa Ciência Sem Fronteiras. Durante sua experiência no país, teve a oportunidade de trabalhar como Research Assistant na The Catholic University of America. Inicialmente, a experiência seria um estágio de verão, mas a dedicação de Bruno e a relação que o pesquisador criou com o professor responsável pelo laboratório mudaram a sua trajetória. "Eu deixei a minha marca nele, com o meu trabalho, naquele verão", declarou,

Bruno continuou envolvido com a pesquisa ao voltar para o Brasil e, ao se formar, foi convidado para voltar para os Estados Unidos, onde cursou mestrado, doutorado e hoje está no pós-doc. O pesquisador explica que persistência e boa comunicação foram essenciais para que pudesse seguir sua trajetória acadêmica.

A pesquisa de Bruno, com foco em engenharia mecânica, tem como objetivo a análise de propagação de ondas em duas dimensões, solo e topo do solo. Com  esse olhar, pode prever danos em estruturas. Os resultados do primeiro passo da pesquisa foram recentemente publicados no Journal of Engineering Mechanics, revista científica da American Society of Civil Engineers.

Após o pós-doc, Bruno pretende seguir na área acadêmica, um sonho antigo. No entanto, não descarta  as possibilidades da indústria, que incluem desde análise de estruturas pós-terremotos até a indústria de petróleo.

Caso tenha dúvidas ou queira saber mais, acesse:

Solids, Waves, Intelligence, and Mechanics (SWIM) Laboratory @ Central Michigan University ● LinkedIn email

 

Other news